sexta-feira, abril 06, 2012

MAS O QUE É SER FELIZ?

Saudações amigos leitores!

Inicialmente, trouxe uma antiga parábola popular para reflexão:

“Um homem muito rico resolveu viajar e então pegou seu iate e saiu pelo mundo. Certo dia chegou a uma ilha maravilhosa, cheia de riachos, de água cristalina e cachoeiras. Tinha também muitos tipos de árvores frutíferas e muito peixe. O homem rico começou a andar pela ilha e encontrou um caboclo deitado numa rede, olhando para aquele mar muito azul. Chegou bem perto do caboclo e puxou conversa:
-Muito bonito tudo por aqui...
-É...disse o caboclo, sem tirar os olhos daquele mar .
-Tem muito peixe nesse mar ?
-E só jogar a rede e pega quantos quiser .
-Por que você não pesca bastante ?
-Para que ?
-Ora, você pega um montão de peixes e vende .
-Para que ?
-Com o dinheiro destes peixes, você compra uma canoa maior, vai mais no fundo e pega mais peixe ainda .
-Para que ?
-Com o dinheiro você compra mais um barco, pega mais peixe e ganha mais dinheiro .
-Para que ?
-Você vai juntando, cada vez mais dinheiro, compra cada vez mais barcos, até chegar um dia em que você terá uma industria de pesca.
-Para que ?
-Ora, meu homem, você então será um homem poderoso, um homem rico, terá tudo que quiser, tudo o que sonhar, poderá comprar um iate como o meu, poderá comprar uma ilha como esta e então ficar o resto da vida descansando, sem preocupações...
O caboclo serenamente respondeu :
E o que e que eu estou fazendo agora !?”

O fato é que essas histórias, se nos trazem a valorização da vida e da simplicidade, outrora traz a questão dogmática do conformismo, quanto à situação econômica das pessoas que sem muita saída eram dominadas pela burguesia. No entanto, reportando-nos para nossa sociedade atual, há muitos significados para a palavra felicidade que deixariam o saudoso Aurélio Buarque de Holanda em contradição.

A Felicidade, muitos pensam, é ter dinheiro, boa casa, um carrão, uma fazenda cheia de gado, poder, boemia... mas há pessoas com tudo isso e não conseguem colocar a cabeça no travesseiro e dormir com tranqüilidade; tem problemas terríveis de relacionamento com as pessoas, filhos desordeiros ou que não querem futuro. As drogas... que tormento, é o último estágio pela busca eufórica da felicidade, reparem que grandes artistas, com vida abastada, com estabilidade financeira, vão ao fundo do poço porque para eles, a felicidade é algo que ainda não encontraram. O que é ser feliz então?

No inconformismo pela busca da felicidade; muitos se pervertem e começam almejar a desgraça dos outros; muitos podem até não conseguir atingir suas metas pessoais, mas se maravilham ao ver problemas na profissão dos outros, na família dos outros, no carro dos outros... na saúde dos outros. Por caminhos controversos nunca encontrarão a felicidade!

Os livros de autoajuda são sucessos de venda, mas mesmo assim é progressivo o problema de distúrbios psicológicos, depressão, suicídio, divórcio... desconfio que não existe receita pronta, não é nestes livros que você encontrará a felicidade!

Como se explica então o fato de pessoas simples que conhecemos, que moram em casas humildes, poucos móveis dentro de casa, mãos calejadas, corpo moreno e sofrido do impetuoso calor, te receberem na maior alegria, com satisfação de mostrarem suas lavouras, contarem que agora recebem o Bolsa-família, o menino feliz a chutar uma bola furada. Num instante sai um chimarrão ou uma caipirinha, uma churrasqueira de pedra improvisada lá na sombra do mato. Essa vida pacata até emociona e você é feliz com a felicidade do outro.

Amigos, querem saber de uma coisa? A FELICIDADE está bem aí. Olhe bem! Você não percebe? Aí do teu lado, você é que não está percebendo; a tua casa é da dimensão do teu esforço, tua locomoção... você já é livre para ir e vir; dinheiro... você pode trabalhar; aos homens; a melhor mulher do mundo é a tua, aquela que cuida dos teus filhos, lava tua roupa, faz tua comida; carinho... receberás na proporção em que compartilha.

Deus te dá saúde e inteligência, viva tua vida sem pensar no que os outros vão dizer, seja correto e honesto, tenha um sorriso no rosto, e ao colocar a cabeça no travesseiro... o sono dos justos!

********************

GENTE QUE FAZ!

Vou citar nesse espaço pessoas simples, que se dedicam ao seu trabalho. Hoje saliento a organização das nossas comunidades do interior. Muitas comunidades possuem: Diretoria da Capela, Juventude Rural, Trabalhadoras Rurais e CPM da escola. Um abraço especial a Diretoria da Capela de Caçador, pessoal divertido que trabalhou bem na festa do dia 25 de março.

***********************

PENSANDO!

(quem quiser pode responder no e-mail)

Uma pessoa, ao preencher um cheque, inverteu o algarismo das dezenas com o das centenas. Por isso, pagou a mais a importância de R$270,00. Sabendo que os dois algarismos estão entre si como 1 está para 2. Qual o valor do cheque?

Bom início de abril a todos!

Adenilson Adriano Müller

Blog: http://adenilsonmuller.blogspot.com

E-mail/msn: ademuller@hotmail.com