terça-feira, março 03, 2015




*COLUNISTA: Profº. Adenilson Adriano Müller
Blog: http://adenilsonmuller.blogspot.com

BRASIL, O GIGANTE ADORMECIDO !

            Saudações amigos leitores!

            No Brasil dizem que o ano começa depois do Carnaval, e realmente, aqui em Lagoão tudo começa andar mais rápido depois que começam as aulas, o reflexo é nítido nas ruas, no comércio...  mas o ano começa cheio de incertezas e dificuldades logo após a recondução da presidenta Dilma; todos tinham a expectativa de que as coisas permaneceriam como estavam.
            O aumento do preço dos combustíveis num país autossuficiente, onde a potência petrolífera é nossa, é do povo, dê ao povo o que é do povo então... que tal se os lucros da PETROBRAS fossem repassados aos brasileiros na forma de dividendo de lucros na redução de valores! Os manifestos são diversos, os caminhoneiros lutando contra a apertada margem de lucro que lhes foi sujeitada devido ao aumento do diesel e valores de fretes estagnados, é só parar uns dias, trancar as rodovias e já sentimos o reflexo, as coisas começam a faltar até nas prateleiras e tenho medo de que com tudo isso volte a especulação; muitos com certeza lembram dos fiscais da SUNAB, olha que o “Tuma te pega”, mas resta ao povo ser fiscal e gritar por seus direitos. Deixo só uma pergunta antes de mudar de assunto; Já pararam pra se perguntar porque que os investimentos em tecnologias e incentivo à produção de carros elétricos não avança muito em terras tupiniquins?
            O ano início do ano letivo na rede municipal de Lagoão também iniciou com algumas polêmicas, o Sindicato dos Funcionários reivindicando com toda a razão, a seu reajuste de data base, se opôs ao projeto de contratação de mais professores, sendo que o projeto inicialmente ficou baixado para estudo na sessão do dia 18 de fevereiro. Após conversar com muitos vereadores, funcionários concursados e contratados, posso dizer que se existe uma forma que contrata realmente pessoas “necessárias” é a seleção por banca, onde profissionais habilitados e com formação se inscrevem para prestar seus trabalhos contando com critérios justos. Entendo o ponto em que vereadores questionam a quantidade, é aquela margem de segurança, é papel dos fiscais do município, quanto ao Sindicato, penso que devem continuar a reivindicando, pois historicamente através do diálogo, já participei outrora até da exigência da implantação do piso nacional do magistério nessa rede de ensino.
            Assim começa nosso ano, cheio de incertezas e angústias, mas posso dizer o seguinte, mais do que nunca erga tua cabeça, trabalhe, estampe um sorriso no rosto, problemas sempre existirão... e de agora em diante, sempre com a razão debaixo do braço, você deve aprender a questionar e argumentar, porque no mundo a dor ensina a gemer e quem não chora não mama. Brasil, gigante adormecido, que desperta com passos lentos olhando para o infinito do horizonte, quem sabe encontre dias melhores para os filhos, mãe gentil!
            Pensem nisso amigos!

****************************************************
NOSSO POVO, NOSSA GENTE!
Nesse espaço, quero divulgar pessoas que se dedicam em suas atividades, que se destacando ou mesmo na sua simplicidade é “nosso povo é nossa gente”!  Parabéns a nossa menina linda ALINE FRITSCH, que participou do concurso Garota Verão, quando ficou entre as dez, ao dar seu depoimento com palavras seguras, quando o cinegrafista focou teu rosto várias vezes antes de dar o resultado... parecia uma obviedade! Mas não foi dessa vez! Mas obrigado por nos fazer ouvir com orgulho: “LAGOÃO”
 
Destaco aqui também Alessandro Ávila dos Santos, ex-aluno da Escola Tomás, agora acadêmico de Engenheira Civil na UNIVATES, menino de talento nos cálculos, que pela 4ª vez ganhou certificado de Menção honrosa nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática, e mais um detalhe ele nunca ficou de fora da 2ª fase durante 8 anos.
           

****************************************************
 Ótimo início de março a todos!