*COLUNISTA:
Profº. Adenilson Adriano Müller
Blog: http://adenilsonmuller.blogspot.com
E-mail: ademuller@hotmail.com
ADMINISTRAR O NOSSO
TEMPO!
Saudações amigos leitores!
Quantas pessoas vivem
despreocupadas, sem serem escravas do relógio, porém a vida nos cobra, hoje
mesmo comentava com os alunos de que se precisar de um favor peça a uma pessoa
bem ocupada, essa dará um jeito sem dar desculpas, são hábeis na matéria de
administrar o seu tempo! Tive que escrever essa coluna em poucas horas e achei
importante alertar as pessoas, principalmente aos jovens, que na maioria acham
desculpas para tudo... “não posso; não vai dá; não to afim”, que o mundo não
para, é preciso se organizar!
Todos temos a mesma quantidade de
tempo para usar. Ele é igual para mim, para você e para qualquer pessoa no mundo.
Por isso vamos trocar o termo administração do tempo por administração de
atividades. Administrar atividades é um processo que exige a mudança de alguns
hábitos pessoais e o uso de novos hábitos.
O objetivo inicial é reduzir seu nível de
estresse, tornar você o próprio autor da história da sua vida e seu equilíbrio.
Não é um caminho fácil, mas o resultado será muito gratificante. O tempo é o
recurso mais escasso e o mais valioso que existe. O agora já passou e não tem dinheiro no mundo
que possa comprar este minuto de volta. Aprender a administrar nossas
atividades é uma das ações mais importantes que qualquer pessoa pode fazer para
melhorar suas chances de sucesso nos negócios e na vida. A importância do
planejamento não pode ser descartada. Planejar e administrar atividades
significa saber fazer e ordenar as ações para a realização da maior quantidade
de atividades no menor prazo para se atingir seus objetivos. Temos que
administrar nossas tarefas e atividades dentro de um determinado período de tempo.
Devemos aprender a administrar nossas atividades, definindo prioridades,
utilizando melhor nosso tempo. O tamanho de uma hora é o mesmo, esteja você em
uma reunião de trabalho ou praticando uma atividade esportiva. Os nossos dias
sempre têm vinte e quatro horas e neste espaço de tempo você tem que se
dedicar, além do trabalho, ao lazer, à família, à sua saúde, aos estudos, ao
seu descanso. Precisamos administrar nossas atividades baseada no tempo e não o
tempo baseado em nossas necessidades. O tempo não pode ser mudado, as
atividades sim.
O trabalho é uma das atividades que
temos durante parte do nosso dia. Ou você administra suas atividades ou fica
sem tempo. "Seu tempo" significa o tempo de sua vida e não o tempo
dedicado à suas atividades. É certo que nunca vamos conseguir fazer tudo o que
precisamos e desejamos fazer, dentro do tempo que a vida nos oferece, mas saber
administrar nossas atividades é ter clareza do que é mais prioritário, Devemos
saber separar as coisas que são importantes para nossas vidas, as coisas que
são importantes para nossa família e amigos, as que são importantes em nosso
trabalho.
Na verdade, o trabalho é uma troca de tempo
por dinheiro: alguém nos paga pelo nosso trabalho em determinado tempo. E isso
nos traz à questão da produtividade. Ser eficaz é fazer as coisas certas, fazer
aquilo que consideramos importante e prioritário. Além da organização e
administração, o foco é uma habilidade, que como qualquer outra habilidade,
pode ser aprendida e melhorada. Lembre-se; não gerenciamos o tempo, gerenciamos
nossas atividades e nossa vida.
Pensem nisso amigos e vamos
aproveitando melhor o nosso tempo com coisas positivas e foco em nossas metas!
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