quarta-feira, abril 29, 2015



       

*COLUNISTA: Profº. Adenilson Adriano Müller
Blog: http://adenilsonmuller.blogspot.com



     LAGOÃO E SEUS 27 ANOS!
            Saudações amigos leitores!

                        Refleti essa semana sobre os rumos de nosso município, assim como reflete uma pessoa sobre o seu próprio futuro, ou o futuro de um filho. Desde o principio falamos que Lagoão desponta para um futuro próspero... mas já temos 27 anos!
            Uma pessoa quando tem 27 anos, ela já está no mínimo resolvida do que quer para seu futuro, para sua vida, de repente já tem filhos, construiu sua casa, tem uma profissão; tudo vai depender de nossos esforços, dedicação, da ajuda de alguém para iniciar a vida; o apoio da própria família...
            Um município não é diferente, evidentemente que dependerá de seus governantes, da atuação dos mesmos que de tempos em tempos mudam; já nossa vida somos donos dela e designamos seu futuro conforme os rumos que seguimos. Posso afirmar que nosso Lagoão de futuro próspero, município acolhedor depende de cada um de nós, sim depende de nossa atuação como cidadãos. O município depende de ajudas para melhorar... pode ser o asfalto; mas pode ser a maneira de como o povo vê a cidadania e a política, sabendo elogiar o que se faz de bom e criticando o que tem de errado apontando soluções e sugestões, cobrando, independentemente das cores partidárias.
            Aos 27 anos podemos observar que muita coisa já mudou, estamos evoluindo, muitas coisas de maneira lenta, mas estamos... porém a principal evolução que temos que observar está nas atitudes e vontade de vencer das pessoas, um município só será grande quando pensarmos grande, enquanto estivermos criando um complexo de inferioridade e pensarmos que aqui em Lagoão tudo é difícil, teremos que assistir muitas vezes pessoas de fora virem ter sucesso aqui. Na questão de estudos quantas vezes escutamos os alunos falarem que tudo é difícil, é complicado, quando são exigidos às vezes até a família não gosta... mas é só cair numa faculdade que alguns já insinuam que o estudo em Lagoão é muito “fraco”. Um círculo vicioso de conveniência! Mas no enredo geral de município muitos esperam ainda por uma empresa que venha empregar todas as pessoas que vivem de maneira informal, assim todos terão um “emprego”, ou que talvez surja um político que vá se preocupar com tuas vontades e solucionar teus problemas pessoais.
            Infelizmente na nossa juventude, tão apta à tecnologia, com tantas oportunidades é onde estou sentindo uma falta de perspectiva empreendedora, uma falta de foco e um abandono de valores, aqueles dados em casa, como respeito e moral... não é na escola que se ensina, ali se aperfeiçoa... e nem se acha no mercado pra  comprar com o dinheiro que tu se preocupa tanto em conquistar. Lagoão tem que crescer para os cidadãos, mas estes pequenos cidadãos deverão crescer para Lagoão! A sociedade é um conjunto indissociável ambos dependem do esforço mútuo!
            Nesse tipo de evolução do município que gostaria que todos refletissem, mentes abertas, pessoas que invistam aqui, que sejam inovadores, busquem parcerias de fora do município, que estudem e voltem para Lagoão, que o poder público faça sua parte com políticas de incentivos e colaboração. Podemos ter asfalto, empresas... mas quando Lagoão tiver 37 anos tomara que progresso das ideias também se concretize!
            Pensem nisso meus amigos!

Nenhum comentário: