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ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO
TOMÁS GARCIA DA COSTA
LAGOÃO-RS
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PLANO DE
AÇÃO
GESTÃO
2 0 1 6 / 2 0 1 8
Lagoão, outubro de
2015.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Candidato (Gestão
2016/1018):
Diretor:
Adenilson Adriano Müller
Instituição:
Escola Estadual de Ensino Médio Tomás Garcia da Costa
Turnos
de funcionamento: Manhã/Tarde/Noite
Endereço:
Rua Thomas Costa, 342, Lagoão-RS.
Telefone:
051-3765-1181
E-mail: tomasgcosta25cre@educação.rs.gov.br
Coordenadoria
Regional de Educação: 25ª/Soledade
Coordenadora
de Educação: Margarida da Silva Chitolina
Secretário
Estadual de Educação: Carlos Eduardo Vieira da Cunha
I
– JUSTIFICATIVA
O presente Plano de Ação
justifica-se pela ideia de assumir o trabalho de gestor na Escola Estadual de
Ensino Médio Tomas Garcia da Costa, tornando a mesma uma escola com qualidade e
eficácia, sendo conduzida com competência, responsabilidade, criatividade e
diálogo. Estando sempre aberta às necessidades da comunidade escolar, atenta a
atualização dos professores e de sua prática pedagógica, conectada aos avanços
científicos e tecnológicos, comprometida com a formação integral e o sucesso
dos alunos, empenhada em planejar, coordenar e avaliar a dinâmica da escola diante
da realidade atual e pronta para resolver os desafios de gestão escolar, numa
visão democrática de um projeto global de educação, para atender às contínuas
exigências e as novas demandas da sociedade.
II-
A REALIDADE SOCIAL
A sociedade mundial e brasileira
hoje, principalmente nos países ocidentais capitalistas, apresenta-se com forte
competitividade, individualista, excludente, demonstram fortes marcas do
neoliberalismo, doutrina na qual predomina os rumos da sociedade, deixando ao
mercado o controle das relações sociais e econômicas. Nesta sociedade predomina
a falta de humanismo, de respeito ao outro e às instituições sociais, com
preconceito, racismo e com grandes índices de violência, falta de perspectivas,
desprovida de valores éticos e morais, com corrupção na política e
desigualdades socioeconômicas. Sobre os valores detectou-se o predomínio do
“ter” sobre o “ser determinando os comportamentos e relações entre pessoas e
coisas, o imediatismo e falta de planejamento e perspectivas futuras. As desigualdades
sociais foram atribuídas a pouca participação do povo nas decisões, à eleição
de políticos corruptos, falta de conhecimento dos direitos e deveres, divisão
injusta de rendas. Também são apontados como problemas na sociedade atual a
desvalorização dos idosos, desestruturação familiar, falta de acesso das
camadas populares ao esporte, cultura e artes, portanto, nunca foi tão claro
que a educação é a maior arma para mudar todo esse quadro social sedento por
mudanças.
Dirigindo-se a nossa realidade
local, temos a Escola Estadual de Ensino Médio Tomás Garcia da Costa, que está
localizada na zona urbana do Município de Lagoão, mas possui características
tipicamente rurais, uma vez que a economia do município está voltada basicamente
para o setor agropecuário.
Atende uma clientela heterogênea,
oriundos de classe média, formada por agricultores, pecuaristas, comerciantes,
prestadores de serviços e funcionários públicos; e média baixa, os quais
dependem de benefícios assistenciais, trabalham eventualmente como diaristas ou
safristas ou dependem do salário de aposentados da família. A maior fonte do
trabalho está na agricultura destacando a fumicultura como produção principal,
também já existe em grande quantidade o plantio da soja. Através da Emater e Secretaria
da Agricultura os agricultores têm acesso a palestras, reuniões, projetos e
programa de Financiamento ao pequeno agricultor do Governo Federal, que
conseguiu melhorar a conscientização dos agricultores e com isso incentivar o
aumento da produção, dando incentivo para que a juventude permaneça no interior,
aplicando novas técnicas de produção. Aqueles que foram embora para a cidade em
busca de melhores condições, estão voltando e fixando residência no interior,
isso tudo, devido aos programas de incentivo e uma melhor qualidade de vida. A
agropecuária também se desenvolveu muito em qualidade do rebanho, onde o
município conta com um grupo de troca de experiências o CITE 122.
É significativa a fonte de emprego
no funcionalismo público estadual ou municipal, tendo em seguida o comércio do
município, que é atendido normalmente pela família dos proprietários, com
poucos empregados. A geração de emprego no setor industrial é mínima, possui
uma pequena fábrica de botas, uma padaria, uma olaria que geram algumas vagas.
Esta falta de perspectiva tem levado muitos de nossos jovens da zona urbana a
sair do seu município procurando oportunidades de trabalho em outros
municípios, mais desenvolvidos. Nosso município também oferece prestação de
serviços de mecânica, ferraria, pedreiro, carpinteiro, pintor, etc...
No aspecto religioso, existem no município
diversas religiões e seitas. A religião que predomina é a católica, atendida
por um padre, mas há também igrejas evangélicas como a Assembleia de Deus,
Gideões Missionários, Evangelho Quadrangular, Ministério Engel e Missionária
Jesus Cristo é o Senhor.
No setor social, mais
especificamente ao que se refere ao lazer para a população em geral, fica a
desejar. Na área em que está situada a escola existe o Ginásio que é utilizado
pela comunidade. Temos um campo de futebol e um centro de tradições gaúchas.
Nesses lugares atuam o grupo de dança do CTG, Terceira Idade, Olimpíadas Rurais
e Encontros dos Trabalhadores Rurais.
Na questão da saúde, temos um
Hospital como Unidade de Pronto Atendimento, onde os casos mais específicos são
encaminhados diariamente, principalmente a Soledade e Passo Fundo. O poder
público sabe também da necessidade de resolver o problema do Saneamento Básico
e carece de recursos para viabilizar soluções, pois a saúde também é prevenção.
Em relação à Saúde Preventiva, temos os agentes de Saúde, PSF e ainda a
Pastoral da criança, que orientam sobre saúde preventiva, alimentação
alternativa, higiene...
A escola conta com boas iniciativas
do Ensino Médio Politécnico, que realizam trabalhos e projetos diante de
problemas sociais, já demonstrando sua preocupação como cidadãos conscientes e capazes
de atuarem de forma ativa na sociedade.
Dentro do contexto exposto acima,
está situada a Escola estadual de Ensino Médio Tomás Garcia da Costa; que quase
como a maioria das escolas estaduais, hoje além de terem a preocupação com o
processo pedagógico, encontra-se com problemas de estrutura física, devido aos
escassos recursos, sofre com a deterioração de pintura, parte elétrica e falta
de acessibilidade, onde apesar dos esforços da equipe gestora e CPM, necessita
de reformas básicas a tempo já encaminhadas ao poder público.
Temos muito trabalho pela frente,
mas fortalecer a imagem da nossa escola, como instituição capaz de melhorar a
sociedade através da educação é nossa missão!
III
– OBJETIVOS GERAIS
Nossa
missão educacional pressupõe a crença na capacidade de o ser humano compreender
a realidade e nela atuar, tornando-se melhor e melhorando a qualidade de vida
de toda a sociedade em que vive, é para isso que ainda cremos na escola. É
nossa responsabilidade como instituição educacional entender o passado, viver o
presente e vislumbrar o futuro, para afirmar, com coragem e lucidez, os valores
que fundamentam a vida, criando condições para que as pessoas se desenvolvam
integralmente, sempre respeitando a individualidade de cada ser humano, mostrando
a responsabilidade de cada um na busca do saber; usando ferramentas e métodos de
gestão de qualidade sempre com o envolvimento de todos.
Principais
objetivos como Instituição:
·
Formação
de sujeitos críticos, capazes de opinar, debater e apontar soluções para novas
alternativas, visando uma educação libertadora e transformadora da realidade
embasada em valores como: solidariedade, justiça social, honestidade,
responsabilidade e respeito às diferenças, na perspectiva da construção de uma
sociedade justa, democrática e humanista.
·
Procurar
oferecer condições para que o professor realize seu trabalho de forma adequada
dentro da prática e metodologia proposta pela Escola;
·
Incentivar
educandos e educadores para que o processo, Ensino Aprendizagem seja constante
na abertura do diálogo e compreensão na prática Pedagógica e setor
administrativo;
·
Ser
uma escola presente, autossustentável, referencia para as demais escolas,
contribuindo para a formação de pessoas integras, competentes e socialmente
responsáveis;
·
Motivar
educandos para que encontre nos colegas e professores incentivo para permanecer
na escola e fazer dela um ambiente agradável de busca de conhecimento para seu
próprio desenvolvimento intelectual;
·
Construir
projetos onde envolvam educando e educadores no processo ensino-aprendizagem;
·
Promover
encontros para discutir problemas sugeridos em sala de aula com relação à
aprendizagem;
·
Aproveitar
na prática da sala de aula as múltiplas ofertas existentes na sociedade tecnológica,
para que o aluno acompanhe as transformações de seu tempo;
·
Superar
a cultura conservadora de nossa sociedade apontando para a constante
participação democrática nas nossas decisões da escola e da comunidade,
trazendo os pais cada vez mais para dentro da escola;
·
Dar
liberdade para que o aluno participe e questione as decisões tomadas na sala de
aula e fora dela, apresentar sugestões, sentindo-se responsável na construção
do projeto, desenvolvendo o senso crítico;
III
– METAS DE AÇÃO
(Aspectos:
Administrativo, Pedagógico e Financeiro):
·
Tratar
todos com dignidade, levando sempre em consideração todas as pessoas
comprometidas com o melhoramento da instituição;
·
Estar
sempre presente nos diversos ambientes escolares, sendo atuante e garantindo
uma melhor qualidade no funcionamento da instituição;
·
Promover
reuniões periódicas com a equipe gestora e o corpo docente com pautas antecipadas,
mantendo o diálogo nas tomadas de decisões;
·
Acompanhar
e incentivar os professores através da equipe de coordenação pedagógica, para o
planejamento e desenvolvimento de atividades inovadoras e organização
trimestral de conteúdos;
·
Incentivar
e apoiar professores e funcionários para participarem de atualização e
qualificação profissional (reuniões, seminários, sessões de estudos, cursos...);
sempre dispondo de horários acessíveis para participação de todos;
·
Apoiar
a continuidade de projetos como Soletrando, Período da Leitura, Campeonatos de
tabuada, Olimpíadas de Português e Matemática; entre outros;
·
Organizar
projetos e atividades sobre temas relevantes, a serem trabalhados com os pais,
professores, alunos e funcionários a fim de minimizar os conflitos, a
violência, a evasão, a repetência, o individualismo, detectando sempre a
importância e o valor do outro, com recurso humano específico para desenvolver
estas atividades;
·
Promover
palestras sistematicamente para a comunidade escolar, atendendo a necessidades
específicas e levando em consideração o interesse e a importância dos assuntos;
·
Definir
junto à equipe gestora um calendário de eventos com uma temática e equipes
responsáveis, elaborando atividades de cunho pedagógico e cultural para eventos
como dia da criança, festa junina, semana da pátria, semana farroupilha e
natal;
·
Publicar
nos jornais da comunidade e rede sociais, todos os eventos e destaques
positivos de trabalhos de professores, funcionários e alunos;
·
Aprimorar
e incentivar o Projeto Laboratório de Aprendizagem (LAPREN), para aulas de
reforço em turno inverso para alunos com dificuldades de aprendizagem, onde
terão apoio e estímulo para atingirem os níveis de aprendizagem necessários;
·
Estimular
os alunos a participarem da organização, decoração, ordem e limpeza das salas
de aula e dos ambientes escolares através de projetos do ensino médio
Politécnico;
·
Realizar
anualmente a FEIRA DO CONHECIMENTO, divulgando para a comunidade escolar os
trabalhos do ensino médio politécnico, podendo aproveitar também os trabalhos
destaques do ensino fundamental;
·
Continuar
incentivando o Atendimento Educacional Especializado-AEE, através da Sala de
Recursos, buscando recursos para compra de materiais específicos e construir vias
de acessibilidade como rampas e adaptações de banheiros para alunos com
necessidades especiais, conforme previsto em lei;
·
Reorganizar
o funcionamento do Projeto Escola Aberta junto com a equipe gestora; tendo nas
suas oficinas uma alternativa de diversificação da parte artística-cultural da
escola e sendo também um mecanismo de incentivo a permanência do aluno na
escola;
·
Reivindicar
junto ao poder público, melhorias no sinal da Internet e equipamentos da sala
de informática, pois os alunos precisam desse ambiente de pesquisa e aprendizagem
de conteúdos;
·
Repensar
e melhorar espaços como sala de professores, banheiros de professores,
biblioteca, laboratório de ciências, supervisão e secretaria;
·
Com
o funcionamento do Programa Mais Educação, viabilizar o funcionamento da rádio
escolar, instalando caixas de som no saguão da escola, ginásio e um ponto dos
corredores, para uso durante o recreio;
·
Disponibilizar
sinal WIFI para alunos durante o recreio;
·
Organizar
e apoiar excursões com finalidade Pedagógica (Museu, Zoológicos, Feira do Livro,
pontos históricos, entre outras);
·
Conscientizar
os alunos concluintes do ensino médio a se prepararem melhor para o ENEM e a
participarem das Feiras das Profissões e amostras científicas das Instituições
de Ensino superior da região, incentivando-os para que continuem buscando
formação;
·
Garantir
a participação de equipes da escola em eventos como JERGS, Guri Bom de Bola,
Jogos escolares da região e Copa recreio;
·
Entrar
em contato com a FUNDERGS visando à aquisição de materiais esportivos diversos,
para melhor subsidiar a prática esportiva escolar;
·
Administrar
o Ginásio de esportes de forma coletiva, envolvendo a equipe gestora,
assistente financeiro, CPM e Conselho escolar visando o estabelecimento de
critérios para o uso da comunidade em prática desportivas e/ou eventos;
·
Buscar
possíveis parcerias externas com o poder público municipal e a comunidade, conforme
a lei estadual “Escola Melhor, Sociedade Melhor”; visando à cooperação em reparos
da infraestrutura escolar, como: manutenção e limpeza do ginásio, organização
do pátio, conserto de cercas e muros, pinturas...
·
Renovar
o patrocínio dos painéis de publicidade do ginásio e criar painéis artísticos no
muro da escola;
·
Busca
orientações legais junto a Coordenadoria de Educação, para a viabilidade do
funcionamento da cantina do ginásio escolar;
·
Solicitar
junto a Prefeitura Municipal e Coordenadoria Regional de Educação, a
possibilidade da assinatura do convênio PRADEN, pedindo funcionários;
·
Estabelecer
constante diálogo com os servidores responsáveis pela alimentação escolar e
manutenção da infraestrutura e limpeza a fim de manter boas condições de
trabalho, com segurança e prezando pela cooperação e definições de tarefas;
·
Organizar
e repensar os três locais utilizados como almoxarifado e depósitos; separando
materiais de limpeza, ferramentas e materiais dos projetos do ensino médio
politécnico;
·
Organizar
um local adequado junto à sala de direção para centralizar todos os
equipamentos audiovisuais (caixas de som, projetores, cabos, extensões), visando
melhor zelo desses materiais;
·
Organizar
um espaço adequado para disponibilizar todos os instrumentos musicais, jogos
pedagógicos e recreativos e também materiais do programa Mais Educação;
·
Divulgar
trimestralmente em mural específico toda a movimentação financeira da escola,
tanto dos recursos de repasses do governo bem como arrecadações do CPM e
recursos do ginásio;
A palavra viva é diálogo existencial. Expressa e elabora o mundo,
em comunicação e colaboração. O diálogo autêntico – reconhecimento do outro e
reconhecimento de si, no outro – é decisão e compromisso de colocar na
construção do mundo comum. Não há consciências vazias: por isto os homens não
se humanizam, senão humanizando o mundo. (PAULO FREIRE)

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