segunda-feira, novembro 02, 2015




ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO
TOMÁS GARCIA DA COSTA
LAGOÃO-RS
              



PLANO DE AÇÃO


GESTÃO


2 0 1 6 / 2 0 1 8








Lagoão, outubro de 2015.





        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO


Candidato (Gestão 2016/1018):

Diretor: Adenilson Adriano Müller

Instituição: Escola Estadual de Ensino Médio Tomás Garcia da Costa

Turnos de funcionamento: Manhã/Tarde/Noite

Endereço: Rua Thomas Costa, 342, Lagoão-RS.

Telefone: 051-3765-1181     

 E-mail: tomasgcosta25cre@educação.rs.gov.br

Coordenadoria Regional de Educação: 25ª/Soledade

Coordenadora de Educação: Margarida da Silva Chitolina

Secretário Estadual de Educação: Carlos Eduardo Vieira da Cunha





I – JUSTIFICATIVA

            O presente Plano de Ação justifica-se pela ideia de assumir o trabalho de gestor na Escola Estadual de Ensino Médio Tomas Garcia da Costa, tornando a mesma uma escola com qualidade e eficácia, sendo conduzida com competência, responsabilidade, criatividade e diálogo. Estando sempre aberta às necessidades da comunidade escolar, atenta a atualização dos professores e de sua prática pedagógica, conectada aos avanços científicos e tecnológicos, comprometida com a formação integral e o sucesso dos alunos, empenhada em planejar, coordenar e avaliar a dinâmica da escola diante da realidade atual e pronta para resolver os desafios de gestão escolar, numa visão democrática de um projeto global de educação, para atender às contínuas exigências e as novas demandas da sociedade.

II- A REALIDADE SOCIAL

            A sociedade mundial e brasileira hoje, principalmente nos países ocidentais capitalistas, apresenta-se com forte competitividade, individualista, excludente, demonstram fortes marcas do neoliberalismo, doutrina na qual predomina os rumos da sociedade, deixando ao mercado o controle das relações sociais e econômicas. Nesta sociedade predomina a falta de humanismo, de respeito ao outro e às instituições sociais, com preconceito, racismo e com grandes índices de violência, falta de perspectivas, desprovida de valores éticos e morais, com corrupção na política e desigualdades socioeconômicas. Sobre os valores detectou-se o predomínio do “ter” sobre o “ser determinando os comportamentos e relações entre pessoas e coisas, o imediatismo e falta de planejamento e perspectivas futuras. As desigualdades sociais foram atribuídas a pouca participação do povo nas decisões, à eleição de políticos corruptos, falta de conhecimento dos direitos e deveres, divisão injusta de rendas. Também são apontados como problemas na sociedade atual a desvalorização dos idosos, desestruturação familiar, falta de acesso das camadas populares ao esporte, cultura e artes, portanto, nunca foi tão claro que a educação é a maior arma para mudar todo esse quadro social sedento por mudanças.
            Dirigindo-se a nossa realidade local, temos a Escola Estadual de Ensino Médio Tomás Garcia da Costa, que está localizada na zona urbana do Município de Lagoão, mas possui características tipicamente rurais, uma vez que a economia do município está voltada basicamente para o setor agropecuário.
            Atende uma clientela heterogênea, oriundos de classe média, formada por agricultores, pecuaristas, comerciantes, prestadores de serviços e funcionários públicos; e média baixa, os quais dependem de benefícios assistenciais, trabalham eventualmente como diaristas ou safristas ou dependem do salário de aposentados da família. A maior fonte do trabalho está na agricultura destacando a fumicultura como produção principal, também já existe em grande quantidade o plantio da soja. Através da Emater e Secretaria da Agricultura os agricultores têm acesso a palestras, reuniões, projetos e programa de Financiamento ao pequeno agricultor do Governo Federal, que conseguiu melhorar a conscientização dos agricultores e com isso incentivar o aumento da produção, dando incentivo para que a juventude permaneça no interior, aplicando novas técnicas de produção. Aqueles que foram embora para a cidade em busca de melhores condições, estão voltando e fixando residência no interior, isso tudo, devido aos programas de incentivo e uma melhor qualidade de vida. A agropecuária também se desenvolveu muito em qualidade do rebanho, onde o município conta com um grupo de troca de experiências o CITE 122.
            É significativa a fonte de emprego no funcionalismo público estadual ou municipal, tendo em seguida o comércio do município, que é atendido normalmente pela família dos proprietários, com poucos empregados. A geração de emprego no setor industrial é mínima, possui uma pequena fábrica de botas, uma padaria, uma olaria que geram algumas vagas. Esta falta de perspectiva tem levado muitos de nossos jovens da zona urbana a sair do seu município procurando oportunidades de trabalho em outros municípios, mais desenvolvidos. Nosso município também oferece prestação de serviços de mecânica, ferraria, pedreiro, carpinteiro, pintor, etc...
            No aspecto religioso, existem no município diversas religiões e seitas. A religião que predomina é a católica, atendida por um padre, mas há também igrejas evangélicas como a Assembleia de Deus, Gideões Missionários, Evangelho Quadrangular, Ministério Engel e Missionária Jesus Cristo é o Senhor.
            No setor social, mais especificamente ao que se refere ao lazer para a população em geral, fica a desejar. Na área em que está situada a escola existe o Ginásio que é utilizado pela comunidade. Temos um campo de futebol e um centro de tradições gaúchas. Nesses lugares atuam o grupo de dança do CTG, Terceira Idade, Olimpíadas Rurais e Encontros dos Trabalhadores Rurais.
            Na questão da saúde, temos um Hospital como Unidade de Pronto Atendimento, onde os casos mais específicos são encaminhados diariamente, principalmente a Soledade e Passo Fundo. O poder público sabe também da necessidade de resolver o problema do Saneamento Básico e carece de recursos para viabilizar soluções, pois a saúde também é prevenção. Em relação à Saúde Preventiva, temos os agentes de Saúde, PSF e ainda a Pastoral da criança, que orientam sobre saúde preventiva, alimentação alternativa, higiene...
            A escola conta com boas iniciativas do Ensino Médio Politécnico, que realizam trabalhos e projetos diante de problemas sociais, já demonstrando sua preocupação como cidadãos conscientes e capazes de atuarem de forma ativa na sociedade.
            Dentro do contexto exposto acima, está situada a Escola estadual de Ensino Médio Tomás Garcia da Costa; que quase como a maioria das escolas estaduais, hoje além de terem a preocupação com o processo pedagógico, encontra-se com problemas de estrutura física, devido aos escassos recursos, sofre com a deterioração de pintura, parte elétrica e falta de acessibilidade, onde apesar dos esforços da equipe gestora e CPM, necessita de reformas básicas a tempo já encaminhadas ao poder público.
            Temos muito trabalho pela frente, mas fortalecer a imagem da nossa escola, como instituição capaz de melhorar a sociedade através da educação é nossa missão!


III – OBJETIVOS GERAIS

       Nossa missão educacional pressupõe a crença na capacidade de o ser humano compreender a realidade e nela atuar, tornando-se melhor e melhorando a qualidade de vida de toda a sociedade em que vive, é para isso que ainda cremos na escola. É nossa responsabilidade como instituição educacional entender o passado, viver o presente e vislumbrar o futuro, para afirmar, com coragem e lucidez, os valores que fundamentam a vida, criando condições para que as pessoas se desenvolvam integralmente, sempre respeitando a individualidade de cada ser humano, mostrando a responsabilidade de cada um na busca do saber; usando ferramentas e métodos de gestão de qualidade sempre com o envolvimento de todos.


Principais objetivos como Instituição:

·        Formação de sujeitos críticos, capazes de opinar, debater e apontar soluções para novas alternativas, visando uma educação libertadora e transformadora da realidade embasada em valores como: solidariedade, justiça social, honestidade, responsabilidade e respeito às diferenças, na perspectiva da construção de uma sociedade justa, democrática e humanista.

·        Procurar oferecer condições para que o professor realize seu trabalho de forma adequada dentro da prática e metodologia proposta pela Escola;

·        Incentivar educandos e educadores para que o processo, Ensino Aprendizagem seja constante na abertura do diálogo e compreensão na prática Pedagógica e setor administrativo;

·        Ser uma escola presente, autossustentável, referencia para as demais escolas, contribuindo para a formação de pessoas integras, competentes e socialmente responsáveis;

·        Motivar educandos para que encontre nos colegas e professores incentivo para permanecer na escola e fazer dela um ambiente agradável de busca de conhecimento para seu próprio desenvolvimento intelectual;

·        Construir projetos onde envolvam educando e educadores no processo ensino-aprendizagem;

·        Promover encontros para discutir problemas sugeridos em sala de aula com relação à aprendizagem;

·        Aproveitar na prática da sala de aula as múltiplas ofertas existentes na sociedade tecnológica, para que o aluno acompanhe as transformações de seu tempo;

·        Superar a cultura conservadora de nossa sociedade apontando para a constante participação democrática nas nossas decisões da escola e da comunidade, trazendo os pais cada vez mais para dentro da escola;

·        Dar liberdade para que o aluno participe e questione as decisões tomadas na sala de aula e fora dela, apresentar sugestões, sentindo-se responsável na construção do projeto, desenvolvendo o senso crítico;



III – METAS DE AÇÃO
(Aspectos: Administrativo, Pedagógico e Financeiro):

·        Tratar todos com dignidade, levando sempre em consideração todas as pessoas comprometidas com o melhoramento da instituição;

·        Estar sempre presente nos diversos ambientes escolares, sendo atuante e garantindo uma melhor qualidade no funcionamento da instituição;

·      Promover reuniões periódicas com a equipe gestora e o corpo docente com pautas antecipadas, mantendo o diálogo nas tomadas de decisões;

·        Acompanhar e incentivar os professores através da equipe de coordenação pedagógica, para o planejamento e desenvolvimento de atividades inovadoras e organização trimestral de conteúdos;

·        Incentivar e apoiar professores e funcionários para participarem de atualização e qualificação profissional (reuniões, seminários, sessões de estudos, cursos...); sempre dispondo de horários acessíveis para participação de todos;

·      Apoiar a continuidade de projetos como Soletrando, Período da Leitura, Campeonatos de tabuada, Olimpíadas de Português e Matemática; entre outros;

·      Organizar projetos e atividades sobre temas relevantes, a serem trabalhados com os pais, professores, alunos e funcionários a fim de minimizar os conflitos, a violência, a evasão, a repetência, o individualismo, detectando sempre a importância e o valor do outro, com recurso humano específico para desenvolver estas atividades;

·      Promover palestras sistematicamente para a comunidade escolar, atendendo a necessidades específicas e levando em consideração o interesse e a importância dos assuntos;

·      Definir junto à equipe gestora um calendário de eventos com uma temática e equipes responsáveis, elaborando atividades de cunho pedagógico e cultural para eventos como dia da criança, festa junina, semana da pátria, semana farroupilha e natal;

·      Publicar nos jornais da comunidade e rede sociais, todos os eventos e destaques positivos de trabalhos de professores, funcionários e alunos;

·      Aprimorar e incentivar o Projeto Laboratório de Aprendizagem (LAPREN), para aulas de reforço em turno inverso para alunos com dificuldades de aprendizagem, onde terão apoio e estímulo para atingirem os níveis de aprendizagem necessários;

·      Estimular os alunos a participarem da organização, decoração, ordem e limpeza das salas de aula e dos ambientes escolares através de projetos do ensino médio Politécnico;

·      Realizar anualmente a FEIRA DO CONHECIMENTO, divulgando para a comunidade escolar os trabalhos do ensino médio politécnico, podendo aproveitar também os trabalhos destaques do ensino fundamental;

·      Continuar incentivando o Atendimento Educacional Especializado-AEE, através da Sala de Recursos, buscando recursos para compra de materiais específicos e construir vias de acessibilidade como rampas e adaptações de banheiros para alunos com necessidades especiais, conforme previsto em lei;

·      Reorganizar o funcionamento do Projeto Escola Aberta junto com a equipe gestora; tendo nas suas oficinas uma alternativa de diversificação da parte artística-cultural da escola e sendo também um mecanismo de incentivo a permanência do aluno na escola;

·      Reivindicar junto ao poder público, melhorias no sinal da Internet e equipamentos da sala de informática, pois os alunos precisam desse ambiente de pesquisa e aprendizagem de conteúdos;

·      Repensar e melhorar espaços como sala de professores, banheiros de professores, biblioteca, laboratório de ciências, supervisão e secretaria;

·      Com o funcionamento do Programa Mais Educação, viabilizar o funcionamento da rádio escolar, instalando caixas de som no saguão da escola, ginásio e um ponto dos corredores, para uso durante o recreio;

·      Disponibilizar sinal WIFI para alunos durante o recreio;

·      Organizar e apoiar excursões com finalidade Pedagógica (Museu, Zoológicos, Feira do Livro, pontos históricos, entre outras);

·      Conscientizar os alunos concluintes do ensino médio a se prepararem melhor para o ENEM e a participarem das Feiras das Profissões e amostras científicas das Instituições de Ensino superior da região, incentivando-os para que continuem buscando formação;

·      Garantir a participação de equipes da escola em eventos como JERGS, Guri Bom de Bola, Jogos escolares da região e Copa recreio;

·      Entrar em contato com a FUNDERGS visando à aquisição de materiais esportivos diversos, para melhor subsidiar a prática esportiva escolar;

·        Administrar o Ginásio de esportes de forma coletiva, envolvendo a equipe gestora, assistente financeiro, CPM e Conselho escolar visando o estabelecimento de critérios para o uso da comunidade em prática desportivas e/ou eventos;

·      Buscar possíveis parcerias externas com o poder público municipal e a comunidade, conforme a lei estadual “Escola Melhor, Sociedade Melhor”; visando à cooperação em reparos da infraestrutura escolar, como: manutenção e limpeza do ginásio, organização do pátio, conserto de cercas e muros, pinturas...

·      Renovar o patrocínio dos painéis de publicidade do ginásio e criar painéis artísticos no muro da escola;

·      Busca orientações legais junto a Coordenadoria de Educação, para a viabilidade do funcionamento da cantina do ginásio escolar;

·        Solicitar junto a Prefeitura Municipal e Coordenadoria Regional de Educação, a possibilidade da assinatura do convênio PRADEN, pedindo funcionários;

·        Estabelecer constante diálogo com os servidores responsáveis pela alimentação escolar e manutenção da infraestrutura e limpeza a fim de manter boas condições de trabalho, com segurança e prezando pela cooperação e definições de tarefas;

·        Organizar e repensar os três locais utilizados como almoxarifado e depósitos; separando materiais de limpeza, ferramentas e materiais dos projetos do ensino médio politécnico;

·        Organizar um local adequado junto à sala de direção para centralizar todos os equipamentos audiovisuais (caixas de som, projetores, cabos, extensões), visando melhor zelo desses materiais;

·        Organizar um espaço adequado para disponibilizar todos os instrumentos musicais, jogos pedagógicos e recreativos e também materiais do programa Mais Educação;

·        Divulgar trimestralmente em mural específico toda a movimentação financeira da escola, tanto dos recursos de repasses do governo bem como arrecadações do CPM e recursos do ginásio;



A palavra viva é diálogo existencial. Expressa e elabora o mundo, em comunicação e colaboração. O diálogo autêntico – reconhecimento do outro e reconhecimento de si, no outro – é decisão e compromisso de colocar na construção do mundo comum. Não há consciências vazias: por isto os homens não se humanizam, senão humanizando o mundo.                                                                                          (PAULO FREIRE)

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